ortodontia-acelerada

Esta pergunta é recorrente nos consultórios e um dos principais dilemas na Ortodontia. Num tratamento convencional, em que pode-se chegar a 30 meses, com consultas mensais para ativação e urgências, inevitavelmente chega o momento em que o paciente perde a motivação. “Até quando vai o tratamento?”, “Não dá para ativar mais seguido?”, “Quando vou tirar o aparelho?”…

Perante estas indagações, as respostas esbarravam num fator importante: a Biologia. É necessário respeitá-la para que se consiga movimentar os dentes de forma saudável. E assim o tratamento seguia até o seu final, com o paciente cansado e o ortodontista precisando administrar a situação.

Nos últimos anos, muito se pesquisou sobre como acelerar a movimentação dentária, e, em 2011, a empresa Propel Orthodontics (Califórnia – USA) criou uma resposta convincente para a pergunta acima: o Sistema Excellerator.

De um protótipo inicial ao dispositivo atualmente utilizado (Excellerator RT), o sistema trabalha estimulando uma resposta biológica natural no paciente, permitindo que os dentes se movimentem mais rápido, diminuindo consequentemente o tempo de tratamento.

Muitos estudos foram publicados comprovando a sua eficiência, mais de 500 mil casos foram tratados com sucesso nos Estados Unidos, a maioria dos programas norte-americanos de especialização em Ortodontia adotaram o seu uso, e os resultados mostrados são surpreendentes: tratamentos ortodônticos até 70% mais rápidos. E o melhor é que pode ser usado com qualquer tipo de aparelho: Invisalign, fixo, lingual, auto-ligado,…

Com excelente custo benefício para o paciente e para o profissional, a linha de produtos da Propel já está em processo de liberação para ser vendida no Brasil, com exclusividade pela Nexto Dental.

Voltando à pergunta “Doutor, quando vou tirar o aparelho?”, hoje existe uma boa resposta!